quinta-feira, 12 de maio de 2016

frases da imprensa européia hoje sobre o brasil

(matéria completa no GGN)

Uma nação "que queria ser moderna recua no tempo e se coloca ao lado de Honduras e Paraguai como países onde presidentes eleitos foram afastados de forma questionável", do Spiegel Online, da Alemanha.

Para o correspondente do site, Jean Glüsing, "o grande e orgulhoso Brasil terá que se resignar a, no futuro, ser citado por historiadores ao lado de Honduras e Paraguai – e não só por causa de apresentações bizarras de seus representantes populares." 
Pare ele, o "espetáculo indigno" apresentado pelos políticos brasileiros "prejudicou de forma duradoura as instituições e a imagem do país". 
Na análise do semanário Die Zeit, o afastamento de Dilma é "a declaração de falência do Brasil". O jornalista Michael Stürzenhofecker afirma que o país queria se apresentar como uma nação moderna com os Jogos Olímpicos, mas o processo de afastamento de Dilma é um "recuo nos velhos tempos" e também os 31º Jogos não serão realizados numa "democracia sem máculas".
Frankfurter Allgemeine Zeitung analisa o processo como "uma marcante guinada à direita" .
No Reino Unido, o jornal The Guardian diz "O impeachment é mais político do que jurídico".
O El País, nesta quarta-feira publicou um editorial chamando o processo de impeachment de "irregular".
O francês Le Monde diz que Temer e sua comitiva estavam prontos para o sacrifício. O homem, puro produto do sistema político brasileiro, conhecedor das intrigas parlamentares, descrito pela comitiva da presidente brasileira como um 'conspirador', 'traidor' e um 'ejaculador precoce', que pensa há meses no trono, está prestes a chegar ao degrau mais alto do poder".

Nenhum comentário: